Vaticano

A Europa é o segundo menor continente entre os seis existentes no planeta. No seu território de 10.365.456 quilômetros, encontram-se os menores países do mundo, entre eles o Vaticano. 

O Vaticano tem uma área total de 0,44km² e é considerado o menor país do mundo. Além de ser a residência oficial do Papa, abriga também outros 826 habitantes. A Sede da Igreja Católica está situada na porção norte da cidade de Roma, capital da Itália, e tem o turismo como principal fonte de receita.

São residentes do Vaticano seletos membros da Igreja Católica e da Guarda Suíça, o que explica seu baixo índice populacional. Os Guardas são todos homens, católicos, solteiros, com no mínimo 1,74 de altura e entre 19 e 30 anos. A única forma de uma mulher viver no Vaticano é como esposa de um Guarda Suíço que pode se casar após conquistar uma permissão especial e chegarem a uma posição hierárquica no serviço militar.

Outra característica curiosa do Vaticano é o idioma. A língua oficial é o italiano, mas o latim é o idioma por legislação da Santa Sé e os caixas eletrônicos da cidade são os únicos no mundo que oferecem o latim como opção.

Apesar do seu tamanho, a cidade-estado possui selo próprio, correio, bandeira e hino, mas não há nenhum partido político. Esse é o único país que conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1984. Assim cada um dos seus edifícios é considerado um monumento histórico o que fomenta ainda mais o turismo no local. 

Além disso, com cerca de 70 mil peças, o Vaticano tem uma das maiores coleções de arte do mundo. Mas o Museu do Vaticano expõe apenas 20 mil ao público, entre elas uma das mais famosas do mundo, está no teto da Capela Sistina, obra feita por Michelangelo entre 1508 e 1512.

2023© Todos os direitos reservados
×